Descrição
Par de máscaras em serâmica, a menor sofreu restauração.
Mestre Galdino
Mestre Galdino (1928-1996) – Máscaras – Barro – 36 x 36 cm e 25 x 25 cm-
Manuel Galdino de Freitas, o mestre Galdino, foi um dos mais famosos e importantes ceramistas do Brasil. Ele nasceu em São Caetano-PE em 1928, mas aos onze anos se mudou para Caruaru. Casou-se com Maria Rendeira e teve três filhos. Em Caruaru trabalhou como oleiro e foi operário da construção civil pela prefeitura municipal, mas a fama e a notoriedade veio mesmo foi com seu trabalho como ceramista, embora tenha sido ainda cantador de viola e poeta de cordel. Sua trajetória como artista iniciou em 1974 quando foi enviado pela Prefeitura de Caruaru para realizar serviços no Alto do Moura. Lá fez vários amigos que o introduziram na arte de “bonecos”, a principal atividade local. A identificação com o trabalho realizado pelos artistas do Alto do Moura foi tanta que Mestre Galdino pediu demissão do emprego na prefeitura, vendeu a casa que tinha e se mudou definitivamente com a família para o Alto do Moura. De lá só saiu com sua morte em 1996.
Depois de modelar as peças, Mestre Galdino deixava oito dias para secar. Depois as peças iam para um forno de tijolo, no fundo do quintal de sua casa e passavam dez horas queimando. Finalmente, as peças ficavam mais quatro horas com o fogo apagado para desenfornar. Caso não seguisse todo esse ritual, dizia o mestre, o bicho ficava encruado e feio.
Atualmente as peças do Mestre Galdino são encontradas apenas em museus ou na mão de colecionadores. O Museu do Barro de Caruaru e o Memorial Mestre Galdino, criado em 1996, são alguns destes museus onde se pode admirar a obra do mestre
Veja a biogradia do artista:
Avaliações
Não há avaliações ainda.