Descrição
Isqueiro Vintage Dupont Ligne 1 Petit, modelo Laque de Chine Noir à Filets d’Or
Fabricado entre 1951 e 1957, em laca chinesa Negra com flietes dourados
Utiliza fluído tipo Zippo, Funcionamento OK
Dimensões: 45 x 14 x 35 mm. Peso: 70g
Em perfeito estado de funcionamento, não acompanha estojo original
Usado, marcas do tempo, ótimo estado de conservação (±80 anos)
Isqueiro de luxo da prestigiada casa S.T. Dupont, banhado a ouro amarelo de 20 microns e decorado em autêntica laca chinesa com veios em tons entre o castanho e o laranja, enquadrados entre perfis dourados. O seu design é um ícone intemporal entre os isqueiros topo de gama. Na base encontram-se as marcas de autenticidade da firma com o seu número de série.
Os isqueiros S.T. Dupont são fabricados pelos mais prestigiados especialistas de forma artesanal, combinando tradição e alta tecnologia. A empresa destaca-se particularmente na aplicação da laca chinesa, que é realizada meticulosamente camada por camada, a partir da seiva da árvore “Rhus Vernicifera”, para conseguir um acabamento bonito e altamente resistente e cuja técnica, transmitida de geração em geração, muito poucos mestres lacadores dominam. Até à data, a S.T.Dupont é a única marca que domina perfeitamente esta técnica ancestral. Por esta razão, os seus objectos lacados são peças de luxo apreciadas em todo o mundo. Os isqueiros Dupont são símbolos de elegância, qualidade e sofisticação. Destacam-se pela sua qualidade e durabilidade excepcionais. Cada componente é cuidadosamente concebido e fabricado para garantir um desempenho ótimo. O seu design intemporal e a sua qualidade artesanal impecável tornam-nos presentes ideais para ocasiões especiais.

Versões do Dupont Laque de Chine Noir:
🔶 1. Laque de Chine Noir Lisse (“liso preto”)
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Descrição: corpo inteiramente revestido em laca preta natural, sem filetes ou molduras douradas aparentes; apenas o aro superior e o fundo metálico.
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Origem: introduzido nos anos 1950, é o primeiro e mais puro modelo com Laque de Chine, criado para demonstrar a técnica japonesa de aplicação multicamada (importada por Dupont a partir do Vietnã e do Japão).
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Materiais: base em latão dourado (plaqué or ou paládio), laca aplicada à mão e polida entre 6 e 9 vezes.
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Apelo: minimalista, elegante, e extremamente raro em perfeito estado — pois a laca antiga escurecia ou apresentava microfissuras.
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Apelido entre colecionadores: “Noir Lisse” ou “Full Black”.
🔶 2. Laque de Chine Noir à Filets d’Or (“com filetes dourados”)
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Descrição: corpo preto em laca com duas faixas finas verticais douradas nas laterais.
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Origem: lançado no início dos anos 1960, quando Dupont passou a enfatizar contrastes entre metal e laca — uma influência direta do design Art Déco reinterpretado pela estética da época.
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Construção: as faixas não são pintadas — são partes não lacadas do corpo, revelando o metal dourado polido sob o verniz protetor.
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Versões: ouro amarelo, ouro rosa e paládio.
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Apelido comum: “Noir à filets” ou “Black with gold stripes”.
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Notas históricas: aparece em catálogos de 1963–1968 e foi popular entre diplomatas franceses.
🔶 3. Laque de Chine Noir à Panneaux Métalliques (“com painéis metálicos laterais”)
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Descrição: o modelo mais difundido — duas faixas laterais caneladas em metal (geralmente padrão godron vertical) e uma faixa central em laca preta.
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Origem: desenvolvido na evolução da marca acompanhando a tendência de tornar o Ligne 1 mais robusto e visualmente equilibrado.
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Design: mistura o refinamento oriental da laca com o brilho técnico do metal francês; símbolo da fase de industrialização de alta precisão da Dupont.
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Apelido entre colecionadores: “Noir godron”, “Striped black” ou “Hybrid lacquer”.
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Versões: ouro 24 K, paládio e ródio.
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Observação: este é o modelo mais frequentemente visto em catálogos, vitrines e coleções particulares.
📜 Origem da técnica “Laque de Chine”
O Laque de Chine (literalmente “laca da China”) é uma resina natural extraída da árvore Rhus Verniciflua, cultivada na China e no Japão há séculos.
A Dupont importava a matéria-prima, e artesãos vietnamitas treinados em Paris aplicavam a técnica manualmente em diversas camadas — cada uma curada em ambiente úmido e polida com pedra de ágata.
A maison foi a primeira marca europeia a dominar esse processo em escala artesanal, e ele se tornou uma das maiores assinaturas visuais dos isqueiros e canetas Dupont.































