Gravador, pintor, desenhista, ilustrador, professor.
Utiliza variadas técnicas como desenhos, gravuras e pinturas, apresentando uma produção cujos principais temas são: as cidades imaginárias e os anjos e as máquinas.
Darel Valença Lins (Palmares, 9 de dezembro de 1924 – Rio de Janeiro, 7 de dezembro de 2017) foi um gravurista, pintor, desenhista, ilustrador e professor brasileiro.
Biografia
Em 1937 aprendeu desenho técnico e começou a dedicar-se ao desenho à mão livre. Estudou na Escola de Belas Artes do Recife, atual Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, entre 1941 e 1942, e atua como desenhista técnico. Muda-se para o Rio de Janeiro em 1946. Estuda gravura em metal com Henrique Oswald (1918 – 1965) no Liceu de Artes e Ofícios, em 1948. Dois anos depois, entra em contato com Oswaldo Goeldi (1895 – 1961). Atua como ilustrador em diversos periódicos, como para a revista Manchete, Senhor, Revista da Semana entre outras e os jornais Última Hora, O Jornal e Diário de Notícias. Entre 1953 e 1966, encarrega-se das publicações da Sociedade dos Cem Bibliófilos do Brasil. Com o prêmio de viagem ao exterior, recebido no Salão Nacional de Arte Moderna – SNAM do Rio de Janeiro, em 1957, viaja para a Itália, onde permanece até 1960. Época em que realizou doze murais para a cidade de Reggio Emilia. De volta ao Rio de Janeiro, ilustrou diversas obras literárias, como Memórias de um Sargento de Milícias, 1957, de Manuel Antônio de Almeida (1831 – 1861); Poranduba Amazonense, 1961, de Barbosa Rodrigues (1842 – 1909); São Bernardo, 1992, de Graciliano Ramos (1892 – 1953); e A Polaquinha, 2002, de Dalton Trevisan (1925) e Humilhados e Ofendidos, de Dostoievski. Leciona gravura em metal no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand – Masp, em 1951; litografia na Escola Nacional de Belas Artes – Enba, no Rio de Janeiro, entre 1955 e 1957; e na Faculdade de Artes Plásticas da Fundação Armando Álvares Penteado – Faap, em São Paulo, de 1961 a 1964. Retomou as atividades no jornalismo e realizou uma série de colagens e fotomontagens para as crônicas de Antônio Maria, na Revista da Semana. Entre 1968 e 1969, realiza painéis como os do Palácio dos Arcos, sede do Ministério das Relações Exteriores, em Brasília, para a Olivetti (1970) e para a IBM do Brasil (1979). Em 1982 recebeu o Prêmio Abril de Jornalismo pelo melhor conjunto de ilustrações para a revista Playboy.
Formação
- 1937 – Catente PE – Inicia aprendizado de desenhista técnico de máquinas na Usina de Catente e dedica-se à prática do desenho à mão livre
- 1941/1942 – Recife PE – Estuda na Escola de Belas Artes
- 1947 – Rio de Janeiro RJ – Matricula-se no Liceu de Artes e Ofícios, onde estuda gravura em metal com Henrique Oswald
- 1958 – Roma (Itália) – Interessa-se pela obra de Pisarello
Cronologia
- 1937 – Vive na cidade de Catente, em Pernambuco
- 1941 – É desenhista no Departamento Nacional de Obras e Saneamento de Recife
- 1941 – Vive em Recife
- 1945 – Vive no Rio de Janeiro
- 1950 – Recebe o Prêmio Parkes pelo Ibeu
- 1951/1953 – Leciona gravura em metal no Masp
- 1953/1966 – Diretor-técnico da editora Os Cem Bibliófilos do Brasil
- 1954/1956 – Ilustra diversos jornais como Última Hora, Diário de Notícias, O Jornal, e as revistas Senhor, Manchete e Revista da Semana, entre outras
- 1954/1956 – Leciona litografia na Enba
- 1959/1960 – Realiza doze murais em Reggio Emilio, Na Itália
- 1960 – Finaliza a gravação das ilustrações de Poranduba Amazonenses, textos de Barbosa Rodrigues, editado pelo Clube dos Cem Bibliófilos do Brasil
- ca.1961 – Ilustra obras literárias, entre as quais Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antônio de Almeida, e Amos e Servos, de Dostoievski
- 1961/1962 – Retoma suas atividades no jornalismo e realiza uma série de colagem e fotomontagem para as crônicas de Antônio Maria (1921 – 1964), na Revista da Semana
- 1964 – Prêmio de desenho no 2ª Resumo de Arte do Jornal do Brasil, no MAM/RJ
- 1961/1965 – Leciona litografia na Faap, em São Paulo
- 1966 – Participa do 15º Salão Nacional de Arte Moderna do Rio de Janeiro como membro do júri de seleção e premiação
- 1968 – É editado álbum com doze gravuras em metal, organizado por Júlio Pacello, com texto de Clarice Lispector
- 1968/1969 – Executa painéis para o Palácio dos Arcos, em Brasília
- 1970 – Executa painel para a Olivetti
- 1979 – Executa painel para a IBM do Brasil
- 1982 – Recebe o Prêmio Abril de Jornalismo, melhor conjunto de ilustrações para a revista Playboy
Exposições
Individuais
- 1949 – Rio de Janeiro RJ – Individual, na Biblioteca Nacional
- 1951 – Recife PE – Darel: pintura e desenho, no Gabinete Português de Leitura
- 1952 – Milão (Itália) – Darel, na Galeria Stendhal
- 1953 – São Paulo SP – Darel: gravura em metal, no Masp
- 1958 – Roma (Itália) – Individual, na Galeria Il Siparietto
- 1960 – São Paulo SP – Darel: desenhos, na Galeria São Luís
- 1961 – Rio de Janeiro RJ – Individual, na Petite Galerie
- 1963 – Buenos Aires (Argentina) – Individual, na Galeria Lascaux
- 1963 – Rio de Janeiro RJ – Darel: pinturas e desenhos, na Petite Galerie
- 1964 – Rio de Janeiro RJ – Darel: pinturas e desenhos, na Petite Galerie
- 1965 – Roma (Itália) – Darel: aquarela, desenho e gravura, na Galeria de Arte da Casa do Brasil
- 1965 – Roma (Itália) – Darel: desenho e aquarela, no Pallazzo Doria Panphili
- 1965 – São Paulo SP – Darel: aquarela, na Seta Galeria de Arte
- 1966 – Olinda PE – Darel: pinturas, no MAC/PE
- 1967 – São Paulo SP – Individual, na Galeria Mirante das Artes
- 1968 – Rio de Janeiro RJ – Darel: pinturas, no Gabinete Barcinski
- 1969 – Rio de Janeiro RJ – Estudos dos Painéis para o Palácio dos Arcos, no MAM/RJ
- 1969 – São Paulo SP – Darel: pintura e desenhos, na Galeria Cosme Velho
- 1970 – Rio de Janeiro RJ – Individual, na Galeria Grupo B
- 1972 – São Paulo SP – Individual, na Galeria Cosme Velho
- 1972 – São Paulo SP – Individual, na Galeria No Sobrado
- 1973 – Rio de Janeiro RJ – Darel: pinturas, na Galeria Vernissage
- 1973 – São Paulo SP – Individual, na Galeria Múltipla de Arte
- 1975 – Bruxelas (Bélgica) – Darel: desenhos e aquarelas, no Palais de Beaux-Arts
- 1976 – Porto Alegre RS – Individual, na Galeria Oficina de Arte
- 1977 – Copenhague (Dinamarca) – Darel: desenhos e aquarelas, na Cat Galeria
- 1978 – São Paulo SP – Darel: desenhos e aquarelas, na Cristina Faria de Paula Galeria de Arte
- 1979 – Rio de Janeiro RJ – Darel: desenhos e aquarelas, na Galeria Gravura Brasileira
- 1980 – Curitiba PR – Darel 1970-1980, na Biblioteca Pública do Paraná
- 1981 – Porto Alegre RS – Darel: aquarela, gravura e têmpera, na Galeria do Centro Comercial de Porto Alegre
- 1981 – Porto Alegre RS – Darel: pintura, desenho e litografia, na Galeria Guignard
- 1981 – Rio de Janeiro RJ – Darel: pinturas e desenhos, na Galeria César Aché
- 1981 – São Paulo SP – Darel: desenhos, na Galeria Ars Artis
- 1982 – Vitória ES – Darel: litos e desenhos recentes, na Galeria de Arte e Pesquisa da Ufes
- 1985 – Recife PE – Darel: 30 anos depois, na Galeria Futuro 25
- 1985 – Rio de Janeiro RJ – Darel: litografias, na Galeria Gravura Brasileira
- 1985 – São Paulo SP – Darel: pinturas e desenhos recentes, na Galeria Alberto Bonfiglioli
- 1986 – Rio de Janeiro RJ – Darel: litografias, na Galeria Paulo Cunha
- 1987 – Rio de Janeiro RJ – Darel: pinturas
- 1987 – São Paulo SP – Darel: gravuras em metal e litografias, na Galeria Intersul
- 1988 – Rio de Janeiro RJ – Darel: década de 70
- 1990 – Rio de Janeiro RJ – Individual
- 1991 – Curitiba PR – O Estado dos Afetos, na Sala Miguel Bakun IV
- 1991 – Curitiba PR – O Estado dos Afetos, no Solar do Rosário
- 1991 – Rio de Janeiro RJ – Darel: gravura em metal e lito, no MNBA
- 1991 – São Paulo SP – Darel: o espaço do artista quando jovem, no Paço das Artes
- 1996 – Rio de Janeiro RJ – Darel: desenho, gravura em metal e lito, no Instituto Cultural Villa Maurina
- 1999 – Rio de Janeiro RJ – Darel: gravura fotomontagem lito e plotagem
Coletivas
- 1948 – Rio de Janeiro RJ – 54º Salão Nacional de Belas Artes, no MNBA – medalha de bronze em gravura
- 1952 – Feira de Santana BA – 1ª Exposição de Arte Moderna de Feira de Santana, no Banco Econômico
- 1952 – Recife PE – 1º Salão de Arte Moderna do Recife – prêmio gravura
- 1952 – Rio de Janeiro RJ – 1º Salão Nacional de Arte Moderna – prêmio viagem ao país
- 1952 – Rio de Janeiro RJ – Exposição de Artistas Brasileiros, no MAM/RJ
- 1954 – Goiânia GO – Exposição do Congresso Nacional de Intelectuais
- 1954 – Rio de Janeiro RJ – Salão Preto e Branco, no Palácio da Cultura
- 1956 – Rio de Janeiro RJ – 1º Salão Ferroviário , no MEC
- 1957 – Rio de Janeiro RJ – 6º Salão Nacional de Arte Moderna – prêmio viagem ao exterior
- 1958 – Rio de Janeiro RJ – Salão do Mar
- 1961- São Paulo SP – 6ª Bienal Internacional de São Paulo, no Pavilhão Ciccilo Matarazzo Sobrinho
- 1962 – São Paulo SP – Marcelo Grassmann, Eduardo Sued, Oswaldo Goeldi e Darel, na Galeria Residência
- 1962 – São Paulo SP – Seleção de Obras de Arte Brasileira da Coleção Ernesto Wolf, no MAM/SP
- 1963 – São Paulo SP – 7ª Bienal Internacional de São Paulo, na Fundação Bienal – prêmio melhor desenhista nacional
- 1963 – São Paulo SP – Marcelo Grassmann e Darel, na Seta Galeria de Arte
- 1964 – Rio de Janeiro RJ – 2º O Rosto e a Obra, no Galeria Ibeu Copacabana
- 1964 – Tóquio (Japão) – 4ª International Biennial Exhibition of Prints
- 1965 – Bonn (Alemanha) – Brazilian Art Today
- 1965 – Londres (Inglaterra) – Brazilian Art Today, no Royal Academy of Arts
- 1965 – Lugano (Suíça) – 9ª Exposizione Internazionale de Bianco e Nero
- 1965 – São Paulo SP – 8ª Bienal Internacional de São Paulo, na Fundação Bienal
- 1965 – Viena (Áustria) – Brazilian Art Today
- 1966 – Cornell (Estados Unidos) – Gravadores Brasileiros Contemporâneos, na Universidade de Cornell
- 1966 – Lugano (Suíça) – 10ª Exposizione Internazionale de Bianco e Nero
- 1966 – Rio de Janeiro RJ – O Artista e a Máquina, no MAM/RJ
- 1966 – São Paulo SP – O Artista e a Máquina, no Masp
- 1967 – São Paulo SP – 9ª Bienal Internacional de São Paulo, na Fundação Bienal
- 1969 – Rio de Janeiro RJ – 7ª Resumo de Arte JB, no MAM/RJ
- 1969 – São Paulo SP – 1º Panorama de Arte Atual Brasileira, no MAM/SP
- 1972 – Curitiba PR – 29º Salão Paranaense, no Teatro Guaíra – artista convidado – prêmio aquisição/desenho
- 1972 – São Paulo SP – Arte/Brasil/Hoje: 50 anos depois, na Galeria da Collectio
- 1976 – São Paulo SP – 8º Panorama de Arte Atual Brasileira, no MAM/SP
- 1979 – Curitiba PR – 1ª Mostra do Desenho Brasileiro, no Museu de Arte do Paraná
- 1979 – São Paulo SP – 15ª Bienal Internacional de São Paulo, na Fundação Bienal
- 1980 – Curitiba PR – 3ª Mostra Anual de Gravura Cidade de Curitiba, na Casa da Gravura Solar do Barão
- 1980 – São Paulo SP – 12º Panorama de Arte Atual Brasileira, no MAM/SP
- 1981 – São Paulo SP – 6ª Arte no Centro Campestre, no Centro Campestre Sesc Brasílio Machado Neto
- 1982 – Penápolis SP – 5º Salão de Artes Plásticas da Noroeste, na Fundação Educacional de Penápolis. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Penápolis
- 1983 – Olinda PE – 2ª Exposição da Coleção Abelardo Rodrigues de Artes Plásticas, no MAC/PE
- 1983 – Rio de Janeiro RJ – 6º Salão Nacional de Artes Plásticas, no MAM/RJ
- 1984 – Ribeirão Preto SP – Gravadores Brasileiros Anos 50/60, na Galeria Campus USP-Banespa
- 1984 – São Paulo SP – 15º Panorama de Arte Atual Brasileira, no MAM/SP
- 1984 – São Paulo SP – Tradição e Ruptura: síntese de arte e cultura brasileiras, na Fundação Bienal
- 1985 – Penápolis SP – 6º Salão de Artes Plásticas da Noroeste, na Fundação Educacional de Penápolis. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Penápolis
- 1985 – Rio de Janeiro RJ – 8º Salão Nacional de Artes Plásticas, no MAM/RJ
- 1985 – Rio de Janeiro RJ – Encontros, na Petite Galerie
- 1985 – Rio de Janeiro RJ – Velha Mania: desenho brasileiro, na EAV/Parque Lage
- 1985 – São Paulo SP – 100 Obras Itaú, no Masp
- 1985 – São Paulo SP – 18ª Bienal Internacional de São Paulo, na Fundação Bienal
- 1985 – São Paulo SP – Destaques da Arte Contemporânea Brasileira, no MAM/SP
- 1986 – Curitiba PR – 7º Acervo do Museu Nacional da Gravura – Casa da Gravura, no Museu Guido Viaro
- 1986 – Porto Alegre RS – Caminhos do Desenho Brasileiro, no Margs
- 1988 – Lisboa (Portugal) – Pioneiros e Discípulos, na Fundação Calouste Gulbenkian. Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão
- 1989 – Olinda PE – Viva Olinda Viva, no Atelier Coletivo
- 1989 – Recife PE – Jogo de Memória
- 1989 – Rio de Janeiro RJ – Jogo de Memória, na Montesanti Galleria
- 1989 – Rio de Janeiro RJ – Gravura Brasileira: 4 temas, na EAV/Parque Lage
- 1989 – São Paulo SP – Jogo de Memória, na Galeria Montesanti Roesler
- 1990 – Curitiba PR – 9ª Mostra da Gravura Cidade de Curitiba, no Museu da Gravura – artista convidado/sala especial de litografia
- 1990 – Curitiba PR – 9º Artistas Convidados: litografias, na Casa Romário Martins
- 1991 – Curitiba PR – Museu Municipal de Arte: acervo, no Museu Municipal de Arte
- 1992 – Rio de Janeiro RJ – Gravura de Arte no Brasil: proposta para um mapeamento, no CCBB
- 1992 – Santo André SP- Litogravura: métodos e conceitos, no Paço Municipal
- 1993 – Lisboa (Portugal) – Matrizes e Gravuras Brasileiras: Coleção Guita e José Mindlin, na Fundação Calouste Gulbenkian. Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão
- 1994 – São Paulo SP – Bienal Brasil Século XX, na Fundação Bienal
- 1994 – Pequim (China) – Contemporany Art in Brazil: works on paper, no Yan Huang Art Museum
- 1995 – São Paulo SP – Três Mestres da Gravura em Metal: Darel, Grassmann, Gruber, no Museu Banespa
- 1996 – São Paulo SP- Ex Libris/Home Page, no Paço das Artes
- 1997 – Barra Mansa RJ – Traços Contemporâneos: homenagem a gravura brasileira, no Centro Universitário de Barra Mansa
- 1997 – São Paulo SP – A Cidade dos Artistas, no MAC/USP
- 1998 – São Paulo SP – Impressões: a arte da gravura brasileira, no Espaço Cultural Banespa
- 1998 – São Paulo SP – Os Colecionadores – Guita e José Mindlin: matrizes e gravuras, na Galeria de Arte do Sesi
- 1999 – Niterói RJ – Mostra Rio Gravura: Acervo Banerj, no Museu Histórico do Ingá
- 1999 – São Paulo SP- Litografia: fidelidade e memória, no Espaço de Arte Unicid
- 2000 – Curitiba PR – Exposição Acervo Badep, na SEEC
- 2000 – São Paulo SP – Investigações. A Gravura Brasileira, no Itaú Cultural
- 2000 – São Paulo SP – Mercado de Arte nº 9, na Ricardo Camargo Galeria
- 2000 – São Paulo SP – Os Anjos Estão de Volta, na Pinacoteca do Estado
- 2000 – São Paulo SP – Os Anjos Estão de Volta, na Pinacoteca do Estado
- 2001 – Brasília DF – Coleções do Brasil, no CCBB
- 2001 – Brasília DF – Investigações. A Gravura Brasileira, no Itaugaleria
- 2001 – Penápolis SP – Investigações. A Gravura Brasileira, na Galeria Itaú Cultural
- 2001 – Rio de Janeiro RJ – A Imagem do Som de Antônio Carlos Jobim, no Paço Imperial
- 2001 – Rio de Janeiro RJ – Aquarela Brasileira, no Centro Cultural Light
- 2002 – Passo Fundo RS – Gravuras: Coleção Paulo Dalacorte, no Museu de Artes Visuais Ruth Schneider
- 2002 – Porto Alegre RS – Desenhos, Gravuras, Esculturas e Aquarelas, na Garagem de Arte
- 2002 – Porto Alegre RS – Gravuras: Coleção Paulo Dalacorte, no Museu do Trabalho
- 2003 – São Paulo SP – Entre Aberto, na Gravura Brasileira
- 2004 – São Paulo SP – Novas Aquisições: 1995 – 2003, no MAB/Faap
Acervos
Museu de Arte de Londrina – Londrina PR